Unidade móvel leva atendimento psicossocial e jurídico às mulheres da zona Norte

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), levou para o bairro Cidade de Deus, zona Norte, a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher, com serviços jurídico e psicossocial.


Ao longo do dia, o público feminino pôde participar também de rodas de conversa sobre os direitos da mulher e de oficinas sobre confecção de sabonetes e multiplicação de detergentes, proporcionando uma alternativa de geração de renda às participantes.

“Essa ação é muito importante, pois nos permite estar mais próximas das mulheres nas comunidades. Estamos atuando de forma articulada com a Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), pois eles trazem a unidade de saúde, para a realização de exames, e nós trazemos a nossa unidade, ofertando os serviços da assistência para as mulheres vítimas de violência ou para aquelas que estejam em situação de vulnerabilidade social”, informou a subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola.

A unidade móvel visa a implantação de um modelo de atendimento multidisciplinar composto por profissionais das áreas de serviço social, psicologia e direito, além da participação de outros profissionais que possam participar dando palestras ou oficinas, possibilitando a identificação de demandas que usualmente não são observadas em um primeiro momento.

A iniciativa tem parceria com o Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem), da Defensoria Pública do Estado (MPE-AM).

“Nosso papel é garantir, por meio da atuação da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher, os direitos delas. Esse é um importante instrumento para defesa das mulheres, que são conscientizadas, por meio de assistência jurídica e psicossocial, sobre seus direitos, pois elas não devem sofrer nenhum tipo de violência, seja física, moral, psicológica, sexual ou patrimonial”, afirmou a assessora jurídica, Danielle Soares.

A líder comunitária do bairro Cidade de Deus, Nete Vulcão, parabenizou e agradeceu a iniciativa. “Essa ação está sendo muito proveitosa, pois está ajudando muitas mulheres. O pessoal da saúde é atencioso, o jurídico está sendo nota 10, sem falar no cuidado dos psicólogos. Esperamos que estes serviços estejam à nossa disposição em outros momentos”, concluiu Nete.

Fotos - Marcely Gomes / Semasc

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem