Alunos Sargentos do Corpo de Bombeiros realizam simulado de salvamento em altura

A 2ª turma do Curso de Formação de Sargento Combatentes (CFSC) do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, nesta quarta-feira (27/04), um simulado de Salvamento em Altura no Centro de Formação Preven Fire, localizado na avenida Colantino Aleixo, 58, bairro Puraquequara, zona leste de Manaus.


O simulado faz parte do módulo de formação dos novos sargentos militares e visa capacitá-los para intervenções em situações de emergência que possam surgir durante uma atividade em altura, utilizando técnicas seguras de resgate, acesso por cordas e técnicas de primeiros socorros.

O trabalho em altura exige uma capacidade física, técnica e psicológica dos bombeiros, pois o serviço consiste em que o militar fique em um plano elevado sozinho ou com vítima.

Segundo o tenente BM Daniel Ramos de Araújo, comandante do corpo de aluno do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), a técnica de salvamento em altura é empregada em várias situações, tanto no plano elevado, quanto no plano para baixo.

"Os alunos sargentos depois de formados vão poder atuar, por exemplo, em resgate de pessoas e animais que estejam presas em prédios, caídas em barrancos, suspensas em árvores, entre outros", explicou o comandante.

No simulado, os bombeiros apresentaram a técnica "japonesa", que consiste no resgate e descida com vítima consciente acoplada em seu corpo; e a técnica de rapel, utilizando uma maca cesto para resgate de vítima consciente, inconsciente e com politraumatismo.

O foco na formação dos novos sargentos é fazer com que eles aprendam as técnicas de segurança que nortearão todo seu trabalho em uma ocorrência real.

Depois da conclusão do CFSC, a primeira missão dos novos sargentos será a Operação Parintins 2022, no mês de junho.

FOTOS: Divulgação/CBMAM

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem