ASSEMBLEIA DOS POVOS MURA, NA VILA DE URUCURITUBA, AVANÇA NA CONSULTA SOBRE EXPLORAÇÃO DE POTÁSSIO EM AUTAZES

Com ampla adesão do povo indígena Mura de Autazes e Careiro da Várzea, o segundo passo da Pré-Consulta ao Povo Mura está em pleno andamento desde a última segunda-feira, 04, com encerramento previsto para amanhã, dia 08, com a realização da Assembleia de Urucurituba, seguindo o Protocolo elaborado pelos Mura, desde 2019.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

De acordo com indígenas que participam da Assembleia, neste segundo passo, os Mura irão apenas ouvir especialistas sobre os pontos considerados positivos e negativos do empreendimento.

“Pela movimentação dos parentes, estamos esperando que esse primeiro processo vai ser aprovado, ou seja, vão querer ser ouvidos sobre alguma proposta. Teve até algumas pessoas que já queriam que a votação fosse agora, mas não podemos atropelar o nosso protocolo”, comenta Jeremias Mura.

O Protocolo que se refere é o Trincheiras: Yandé Peara Mura, Protocolo de Consulta e Consentimento do Povo Indígena Mura de Autazes e Careiro da Várzea, Amazonas, um documento que define todo o processo de como o povo Mura deve ser consultado sobre empreendimentos que possam os afetar. Jeremias participou da elaboração deste importante documento.

Os indígenas seguem um cronograma definido pelo Conselho Indígena Mura (CIM) e pela Organização das Lideranças Indígenas Mura de Careiro da Várzea (OLIMCV), representantes dos Mura no acordo firmado na Justiça Federal.

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem