Clareamento dental: por que os dentes ficam sensíveis após o procedimento?

O clareamento dental está entre os procedimentos estéticos mais populares nos consultórios odontológicos.




Embora seja algo interessante para a autoestima, esse tipo de tratamento para os dentes pode causar determinados efeitos colaterais em algumas pessoas, como dor e sensibilidade.

Por que o clareamento dental causa sensibilidade?

Em vários casos de sensibilidade dos dentes pós-clareamento a causa nem sempre é conhecida. Contudo, em boa parte das situações a raiz dos incômodos está na hipersensibilidade dentária do paciente, que afeta quaisquer superfícies radiculares expostas e toda a estrutura do dente.

Os tratamentos de clareamento profissionais são bem diferentes dos kits populares que qualquer pessoa pode comprar e fazer em casa.

No consultório, para clarear os dentes de uma pessoa, o especialista aplica uma dose alta de agentes químicos clareadores, além de usar tecnologia a laser para efetivar o procedimento.

Essa combinação de produtos químicos com o laser é o que garante um clareamento mais intenso, mas também pode ser a causa dos efeitos colaterais citados.

Claro, há vários outros fatores que podem contribuir para episódios de dor e sensibilidade. Por exemplo, as características únicas de seus dentes, a intensidade do tratamento ou se você fez ou não um clareamento recentemente.

 

O que fazer para prevenir a sensibilidade?

 

(Fonte: Shutterstock/ Reprodução)

Imagem: Reprodução

 



Se você já sabe que seus dentes são sensíveis à primeira coisa que deve fazer antes de se submeter ao tratamento é conversar com seu dentista.

Existem muitos produtos modernos para clareamento dental que contam com medicamentos anti-sensibilidade. Isso pode ajudar a diminuir seu desconforto após o procedimento.


Outras recomendações nesse sentido incluem:

reduzir a frequência entre um tratamento de clareamento e outro;

optar por outro método de clareamento que não seja tão intenso ou usar produtos químicos mais leves, como moldeiras ou um creme dental com propriedades branqueadoras;

nos primeiros dias após o clareamento pode ser interessante evitar alguns tipos de bebidas e alimentos, como coisas quentes, frias e ácidas para minimizar o desconforto, já que suas gengivas e dentes estão mais sensíveis;

comprar uma pasta de dente ou gel dessensibilizante que ajude a bloquear os sinais de sensibilidade e dor. Esses produtos podem ser encontrados facilmente em farmácias e lojas especializadas.

Por fim, se você sentir que seus dentes estão mais sensíveis após um clareamento dental não se preocupe. Esses efeitos colaterais são esperados na maioria dos casos. No entanto, se for algo que incomode muito, pode ser uma boa ideia repensar junto com seu dentista uma alternativa.

Além disso, tome muito cuidado com receitas caseiras de clareamento dental encontradas na internet, pois muitas delas, além de não funcionar como esperado, podem tornar seus dentes ainda mais sensíveis.

 

Fonte: Mega Curioso

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem