Fundador do Orkut fala com exclusividade para o Portal No Amazonas é Assim

Marcus Pessoa bateu um papo descontraído com o dono do Orkut


Nesta quinta-feira 28/4, a mídia em geral anunciou com muito entusiasmo, do que seria a volta da rede social Orkut.com. 

Nos últimos dias o site oficial do Orkut mostrou uma mensagem do fundador da rede social, o engenheiro turco Orkut Buyukkokten, dando esperanças para milhares de internautas sobre o retorno do Orkut.

Na nota, ele afirma que está construindo algo novo, o que deixa a entender sobre uma possível reativação da saudosa rede social, criada em 2004 e que durou 10 anos.

"Eu sou um otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!".

Após a mensagem no site, um possível retorno da rede social se tornou um dos assuntos mais comentados da internet.

O fundador da página amazonense, No Amazonas é Assim, Marcus Pessoa, relembrou uma conversa descontraída que teve com o fundador do Orkut, o engenheiro de software Orkut Buyukkokten, a cerca de oito meses atrás.

Durante a conversa, Buyukkokten tirou algumas dúvidas clássicas de como antigos usuários do Orkut poderiam recuperar as fotos de álbuns salvos na plataforma e se a rede social Orkut voltaria. Foi então que o idealizador do Orkut falou sobre a Hello, uma outra rede social criada por ele e que tinha a missão de herdar o lugar do lendário Orkut.

O dono do Orkut passou a missão para o idealizador da página amazonense de auxiliar na divulgação da Hello para que assim se tornasse um sucesso como a anterior. Porém, a missão bombar a Hello não vingou, Marcus Pessoa desabafou: " Falhei na missão, pois o que brasileiro quer mesmo é o Orkut."

A Hello Network durou de 1º de Maio de 2016 à 09 de abril de 2022 e apesar da proposta de ser " a nova geração do Orkut.com" não conseguiu ter o mesmo alcance de público que a Orkut.

No final do bate papo descontraído, feito através de vídeo chamada, Buyukkokten arriscou falar frases em português do Amazonas, em amazonês, como forma de retribuir o carinho dos brasileiros pelo nostálgico Orkut.

É importante ressaltar que o Orkut.Br.Com não é o Orkut raiz, pois a versão BR foi criada por um grupo de brasileiros que partiram do zero para conseguir colocar no ar uma rede social com as características estéticas do que foi a Orkut.com

Durante a conversa, o turco Orkut Buyukkokten contou para o amazonense Marcus Pessoa que o Google havia dado um prazo de 2 anos para todos os usuários fazerem download de suas fotos e que após o prazo, os arquivos foram excluídos pensando na segurança dos dados de todos e que portanto não teria mais possibilidade nenhuma de se reaver as fotos, e que ele sentia muito, mas isso foi decisão tomada há muitos anos atrás.

Na ocasião, Marcus chegou a perguntar se haveria alguma possibilidade do retorno do Orkut.com, porém, lhe foi dito que o projeto era de fato a Hello. E que ele havia planos para lançá-la presencialmente no Brasil desde 2020, porém, por conta da pandemia global, os planos foram adiados e acabou com a rede social se encerrando no dia 09 do presente mês. 

Lá também há uma caixa de formulário para as pessoas colocarem seus e-mails e serem notificados em primeira mão.

Marcus Pessoa acredita que pela experiência, estrada e profissionalismo do Orkut, ele conseguirá extrair o melhor de ambas redes sociais e desenvolverá algo genuinamente que conecte as pessoas ao invés de dividir. "Muitas pessoas se conheceram no Orkut. Formamos amizades lindas. Todas as vezes que fui ao Brasil fui bem recebido e sinto o amor dos brasileiros. Isso me inspira para desenvolver meus projetos", disse Orkut à Marcus na oportunidade.

Sendo simpático com o designer, Orkut fez um convite bem regional para todos e terminou a reunião dizendo "Porque No Amazonas é Assim".

https://www.youtube.com/watch?v=YsLTjJGM9sA

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem