Isabelle Nogueira recebe para bate-papo “artivista” We'e'na Tikuna

Em alusão ao Abril Indígena, a cunhã poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, receberá para um bate-papo, nesta terça-feira (19), dentro do projeto “Sehay-sehay com a Cunhã: as vozes dos povos originários”, a artista We'e'na Tikuna, que fez história, em 2019, ao tornar-se a primeira indígena a protagonizar um desfile de Moda no Brasil Eco Fashion Week, onde lançou as coleções Éware e No´e.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A proposta é mostrar a história da "artivista", além da cultura Tikuna e para saber qual a leitura dela sobre o atual cenário indígena brasileiro.

O bate-papo está marcado para esta terça-feira (19), às 19h (horário Manaus), e será transmitido nas páginas do Bumbá. A primeira convidada foi Thais Kokama, que falou de seu trabalho com grafismos. A seguir, Isabelle recebeu uma das maiores lideranças indígenas brasileiras, Sônia Guajajara.

Instrumento educativo

O projeto sehay-sehay, cujo significado vem do Sateré-Mawé e pode ser traduzido como “bate-papo”, consiste numa série de lives conduzida por Isabelle Nogueira e transmitida pela página do Boi da “Baixa do São José”.

“A proposta é levar informação sobre os Povos Indígenas à população, num bate-papo leve e descontraído. Confesso, que é uma honra receber essas pessoas, que trazem tanto conhecimento”, avaliou Isabelle.

A ideia é ir além da teatralização nos dias da festa, destacou o presidente do boi encarnado, Antônio Andrade. Ele enfatizou a necessidade do Boi Garantido ser aliado dos povos indígenas. “Acreditamos na nossa responsabilidade social com os povos originários. A figura da cunhã poranga torna-se um lugar de escuta e repasse de conhecimento, com o projeto”, acentuou.

Adan Renê, um dos membros da Direção Geral do Espetáculo (DGE), que juntamente com Junior Lucena, está na produção do trabalho, explicou que o Boi Garantido está junto com a cunhã, nesse projeto, para dar visibilidade aos povos indígenas brasileiros. “Queremos mostrar suas pautas, demandas, anseios e trabalhos”, concluiu.

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem