Missa antecede o primeiro Curral do Boi Garantido que acontece neste sábado, em Manaus

O Boi Bumbá Garantido possui um lado sagrado latente, que se expressa, seja na arena do bumbodrómo, nas ações ou no começo de trabalhos.


É assim na abertura dos galpões, em Parintins, quando acontece, todos os anos, missa para celebrar e pedir proteção.

Seguindo a tradição de pedir bênçãos, acontece no sábado (16), às 9h, no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (Sambódromo) uma missa especial, realizada pelo Movimento Amigos do Garantido (MAG), responsável pelo Curral, em Manaus. O objetivo é pedir bênçãos e proteção a todos os envolvidos no evento.

O presidente do Boi Garantido, Antônio Andrade, que participará da celebração, lembra que a religiosidade está presente no Boi da Baixa do São José, desde sempre. 

Ele recorda que o Mestre Lindolfo Monteverde, criador do bumbá encarnado, fez uma promessa a São João Batista, que se ficasse bom de uma enfermidade, faria uma ladainha (missa cantada) e levaria o boi às ruas, todos os anos: 

"A religiosidade sempre foi forte dentro do Garantido. Por isso, antes de entrar no galpão, acontece uma missa para pedir boas energias aos trabalhadores. Pedir proteção a todos", explicou.

Andrade diz ainda que é natural o MAG começar as atividades com uma celebração religiosa. "Começar com uma missa, culto ou num terreiro de candomblé é natural, pois o Garantido é um boi religioso", concluiu.

Boi da Promessa

Mencius Melo, membro.da Direção Geral do Espetáculo (DGE) e um dos sócios fundadores do MAG, esclarece que o Garantido não nasceu a partir da promessa, mas se perpetuou no folclore por uma. 

" O Garantido já existia, brincando nos terreiros de Parintins com Lindolfo Monteverde. Porém, com a promessa de Lindolfo, ele se perpetua. Após, a morte do seu criador, a família dá continuidade ao que foi prometido e o boi de coração na testa torna-se o Boi da Promessa", explicou. Ele lembra ainda que o bumbá encarnado tem outros santos de devoção: São José, São Benedito, São Pedro e, claro, Nossa Senhora do Carmo, a padroeira de Parintins.

Primeiro Curral

Em preparação para o 55º Festival Folclórico de Parintins, o MAG promove, também no sábado (16), o tradicional “Curral do Boi Garantido". O evento, que faz parte da programação "Ensaio dos Bumbás", será realizado no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (Sambódromo), a partir das 21h. A entrada é gratuita.

Programação

A programação do Curral do Boi Garantido começa, às 21h, com Leonardo Castelo, que divide o palco com Felipe Jr; Wanderson Rodrigues; Luciano Araújo e Helen Veras. Às 22h40, o Rei David Assayag sobe ao palco com a Batucada. A seguir, é a vez do apresentador Israel Paulain, que também se apresentará acompanhado da Batucada. Encerra a noite o levantador, Edilson Santana.

O evento tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa em parceria com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

Os próximos Currais do Boi Garantido serão no dia 7 de maio, 4 e 18 de junho.

Fotos: Pulo Sicsu

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem