Prefeitura de Manaus entrega laudo de alunos da educação especial em escola da zona rural

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou nesta quarta-feira, 20/4, o resultado das avaliações realizadas pela Gerência de Educação Especial (GEE), com 12 estudantes.


Na ocasião, uma aluna recebeu uma cadeira de rodas. A avaliação teve por objetivo dar suporte aos pais ou responsáveis, de modo a garantir a educação escolar e promover o desenvolvimento das potencialidades dos educandos com deficiência em todas as etapas e modalidades do ensino básico.

O atendimento aos responsáveis e a entrega dos resultados foi realizado na sala de Recursos Multifuncionais, da escola municipal Maria Leide Amorim, localizada na comunidade São João, no quilômetro 4, da BR-174 (Manaus – Porto Velho), que conta com aproximadamente 620 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A atividade contou com uma equipe composta por assistentes sociais, psicólogo, pedagogos e fisioterapeuta.

A diretora do Complexo Municipal De Educação Especial (CMEE) da Semed, Reni Formiga, explicou que o espaço realiza uma avaliação completa para verificar as necessidades dos estudantes e encaminha as súmulas com os laudos para os pais ou responsáveis.

“A avaliação foi feita com a equipe biopsicossocial da prefeitura e nós entendemos que é necessário realizar essa devolução das avaliações. Hoje, como fomos realizar a entrega da cadeira de rodas na escola, aproveitamos para também entregar os resultados dos exames avaliativos. Ainda oferecemos programas especializados, que fortalecem o processo de inclusão onde as mães aprendem a lidar com os filhos, e isso favorece o desenvolvimento deles”, disse Reni.

Para a fisioterapeuta neurofuncional Mariana Rebouças Lima, da equipe multidisciplinar do CMEE, as atividades do complexo são muito importantes para buscar a melhor qualidade de vida e inclusão real nas escolas.

“Tem sido um trabalho que ocorre mensalmente, para fazermos esse levantamento dos alunos que precisam dessa cadeira de rodas e com uma preocupação do complexo para trazer, para essas crianças, uma melhor qualidade de vida e inclusão real nas escolas. Já entregamos mais de 200 cadeiras de rodas na rede municipal, desde 2016, e mesmo durante a pandemia nós não paramos e continuamos com esse trabalho de levantamento, avaliações e entrega”, comentou Mariana.

Para Maria de Nazaré Costa e Silva, mãe da aluna especial Camilly Silva, de 14 anos, a cadeira foi entregue no momento certo, a necessidade de locomoção da filha aumentou e foi muito gratificante receber a cadeira.

“A cadeira para ela é fundamental, é muito prazeroso poder sentir a felicidade da minha filha e eu só queria agradecer a Deus por esse momento, agradecer a todos os presentes, a escola, a diretora, as professoras, que puderam trazer esse presente maravilhoso”, concluiu.

Fotos – Thaís Araújo / Semed

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem