Saúde lança neste mês programação especial sobre cuidados e prevenção de doenças ligadas à voz

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial da Voz (16 de abril), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza, em abril, uma programação especial voltada à prevenção de doenças relacionadas à voz, com realização de webinários e lançamento de podcast especializado.


As iniciativas foram pensadas como estratégia de promoção à saúde vocal e a conscientização sobre a importância da voz como ferramenta de empoderamento social. O diretor técnico FVS-RCP, Daniel Barros, lembra que a voz é o meio de comunicação que usamos todos os dias e deve ser motivo de nossa atenção e preocupação.

“É importante cuidar da voz, prevenir as doenças da voz e, quando elas surgirem, tratá-las o mais precocemente possível. Por isso, é importante chamarmos a atenção para estes casos, por meio de campanhas e ações de conscientização como o Dia Mundial da Voz”, destaca Daniel.

A fonoaudióloga do Cerest/FVS-RCP, Socorro Soares, destaca que 70% da população ativa do país utiliza a voz como instrumento de trabalho e ter uma voz saudável é fundamental. “O mau uso da voz pode danificar os tecidos da laringe e produzir distúrbios vocais que se manifestam por uma série de alterações, como cansaço ao falar, rouquidão, perda de potência vocal, mudanças de intensidade”, alerta Socorro.

Webinários – Nesta segunda-feira (18/04), será realizado um webinário com o tema “Sua voz importa”, às 14h, por meio da plataforma on-line do telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), disponível em https://bit.ly/3M3cYsd. A palestra será realizada pelas fonoaudiólogas do Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest) na FVS-RCP.

O segundo webinário será realizado no dia 25 deste mês, às 14h, e terá como tema “Ruído e os impactos à saúde de todos nós”. O tema abordado será apresentado também em formato de seminário on-line, através da plataforma on-line do telessaúde da UEA, com acesso direto pelo https://bit.ly/3M3cYsd.

‘Podcrest’ – Outra iniciativa do Cerest/FVS-RCP como estratégia para promoção à saúde, neste mês de abril, é o lançamento de um podcast específico para abordar assuntos da Vigilância em Saúde do Trabalhador. Chamado “Podcrest – Conversas e Referências em Saúde do Trabalhador”, a ferramenta contempla recurso de educação em saúde voltada para a saúde do trabalhador.

“É uma forma de estabelecer conexão ao Cerest com as fonoaudiólogas que desenvolvem as atividades profissionais. A expectativa é que sejam realizadas interações, uso de linguagem informal levando aproximação e conhecimento de forma mais leve e menos técnica”, acrescenta a fonoaudióloga Socorro.

O primeiro episódio está sendo lançado nesta segunda-feira (18/04) com o tema “Sua voz importa”. O Podcrest está disponível no site da FVS-RCP, com acesso direto pelo link https://bit.ly/3xrMYCY.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado, o que inclui a Vigilância em Saúde do Trabalhador por meio do Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

FOTOS: Quézia Pinheiro/FVS-RCP

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem