SES-AM leva projeto 'Gabinete Itinerante' ao HPS 28 de Agosto

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) deu sequência, nesta quinta-feira (28/04), ao projeto 'Gabinete Itinerante, no Hospital e Pronto Socorro (HPS) 28 de Agosto.


A estratégia, que iniciou no início deste mês na Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), consiste em aproximar a gestão da secretaria à realidade enfrentada nas unidades de saúde da capital.

Para o secretário de estado de Saúde do Amazonas, Dr. Anoar Samad, essa é uma forma de aperfeiçoar o atendimento ofertado à população. "Por determinação do governador Wilson Lima estamos agora com a estratégia do ‘Gabinete Itinerante’, da Secretaria de Estado de Saúde, em que trabalhamos em algumas unidades da rede estadual. Acompanhamos de perto as necessidades e dificuldades para melhorar o atendimento à população", afirmou o secretário.

O HPS 28 de Agosto é o maior complexo hospitalar de urgência e emergência da região Norte, com 385 leitos, sendo 52 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e realizando mais de 18 mil atendimentos por mês.

Atualmente a unidade recebe obras de melhorias estruturais e construção do novo laboratório de análises clínicas. A implementação de um muro de contenção para os reservatórios de oxigênio está em fase final, com 90% das obras concluídas e previsão de entrega no início de junho. Os investimentos do Governo do Amazonas no HPS somam R$ 3,4 milhões.

A diretora da unidade, Júlia Marques, destaca a importância da aproximação do secretário de estado com a gestão das unidades de saúde.

"A gente se sente mais acolhido, mostrando os problemas e a realidade dentro da unidade, aproxima dos funcionários, da equipe. A gente pode mostrar in loco todos os setores, os funcionários se sentem muito acolhidos com essa nova ação. Parabéns ao secretário Dr. Anoar Samad e ao secretário Jani Kenta por sempre estarem presentes e agora ainda mais dentro das unidades", afirmou a diretora.

Cema - No dia 7 de abril, a equipe técnica da SES-AM iniciou a implementação do gabinete itinerante na Cema, unidade que distribui medicamentos e insumos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas, mediante o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) e o programa Saúde Domiciliar. Somente em 2021, foram mais de 8,6 milhões de medicamentos distribuídos.

FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem