Unidades básicas de saúde intensificam ações de prevenção e controle da hipertensão

As unidades básicas de saúde da Prefeitura de Manaus estão intensificando as ações de prevenção e controle da hipertensão arterial sistêmica, para marcar o dia nacional de controle da doença, celebrado em 26/4, e o dia mundial, em 15 de maio.


As datas foram instituídas com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre cuidados básicos que podem evitar o surgimento da hipertensão.

A responsável técnica pelo Núcleo de Hipertensão e Diabetes (HiperDia), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Sinara Mady, explica que a hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica que eleva os níveis da pressão sanguínea nas artérias. O problema faz com que o coração exerça um esforço maior do que o normal para distribuir o sangue pelo corpo.

“A Semsa está reforçando as ações educativas para recomendar que a população adote hábitos saudáveis, que podem impedir o desenvolvimento da hipertensão, como praticar atividades físicas regularmente, parar de fumar, consumir alimentos com baixo teor de sal, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, diminuir o estresse, entre outros”, afirmou.

Desde o dia 26 deste mês, as unidades de saúde estão intensificando atividades educativas com rodas de conversas, além de realizar aferição de pressão arterial, avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) e busca ativa de hipertensos. As ações em alusão às datas comemorativas seguem até 26 de maio.

Sinara reforça que a doença é um dos principais fatores de risco para a ocorrência do Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Durante o ano inteiro, todos os usuários podem buscar a Atenção Primária para atualizar os exames de prevenção.

Webconferência

Na próxima quarta-feira, 4/5, a Semsa promoverá mais uma edição da webconferência “Diálogos na APS”, que terá o tema “Hipertensão Arterial Sistêmica na Atenção Primária: Acompanhamento e Registro dos dados no e-SUS”. A transmissão ao vivo é voltada para a capacitação de servidores da secretaria, mas pode ser acompanhada pelo público geral através do canal no YouTube da Semsa: https://www.youtube.com/c/SemsaManausSaude.

A temática desta edição busca dialogar com profissionais da saúde para fortalecer os trabalhos de atenção à hipertensão. As palestras serão ministradas pela enfermeira Sinara Mady, responsável técnica pelo Núcleo de HiperDia, o enfermeiro Luciano Pereira, técnico do Núcleo de Monitoramento e Avaliação, e pela médica Brena Santos, da Estratégia Saúde da Família.

Fotos - Camila Batista / Semsa

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem