Conselho Estadual de Saúde realiza posse de novos membros eleitos em pleito suplementar

Os novos membros eleitos para o Conselho Estadual de Saúde (CES-AM) para o triênio 2022-2024 tomaram posse, nesta quarta-feira (25/05), no auditório Maria Eglantina Nunes Rondon, localizado na Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Trabalhadores da saúde, prestadores de serviços e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ganharam representantes titulares e suplentes na composição do colegiado.


A solenidade de posse foi conduzida pelo presidente do conselho e secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad. O secretário reforçou a importância do CES-AM no fortalecimento da política estadual de saúde.

“Seguimos com o compromisso de fortalecer e acompanhar a avaliação da política estadual de saúde para que possamos melhorar cada dia mais os nossos serviços prestados à população, que é nosso principal público alvo. Desejo boas-vindas e um bom trabalho a todos”, afirmou Anoar Samad.

Membro titular do segmento de trabalhadores da saúde, a assistente social Marly Marinho, reforçou a relevância desse espaço de tomada de decisões. “Nós, assistentes sociais, trabalhamos com a inclusão, trabalhamos em defesa do SUS, e estar aqui no lugar onde as decisões são tomadas é fundamental. O Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas não podia deixar de estar nesse espaço, que é um espaço de luta, de conquista e de negociação, disse.

Eleita como suplente no segmento de usuários, Gabriela Repolho destacou a participação dos usuários do SUS para a construção de políticas de saúde. “Ter esse espaço para poder lutar por políticas públicas para melhorar a assistência obstétrica é algo muito importante'', contou a representante da Associação Humaniza Coletivo Feminista.

Pleito

A eleição suplementar dos representantes de prestadores de serviços em saúde, do segmento de trabalhadores e de usuários do SUS foi realizada em 16 deste mês. O resultado do pleito foi divulgado no dia 18 e a lista dos eleitos está disponível no endereço: https://bit.ly/3NCpXSo.

Composição

O CES-AM é uma instância deliberativa e fiscalizadora do SUS no Estado, cuja finalidade é o estabelecimento, acompanhamento, controle e avaliação da política estadual de saúde. O conselho tem composição paritária, formado por representantes do governo, de entidades prestadoras de serviços de saúde, dos profissionais de saúde e usuários do sistema.

FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem