Em São Gabriel da Cachoeira, acadêmicos de Arqueologia da UEA produzem o jornal "Voz Arqueológica"

O jornal "Voz Arqueológica" está na sua 4ª edição, em seu primeiro ano de publicação, e é desenvolvido pela coordenação e alunos do curso de Arqueologia do Centro de Estudos Superiores de São Gabriel da Cachoeira, da Universidade do Estado do Amazonas (CESSG/UEA).


Com o objetivo de elaborar detalhes sobre as escavações que os acadêmicos realizam na região, o jornal fala, na nova edição, sobre o "Salão de Extensão", que aconteceu no dia 6 de maio, com apresentações de 11 trabalhos. E teve como foco principal o início da escavação arqueológica como conteúdo obrigatório da disciplina Sítio Escola II e Estágio II, sob a coordenação dos professores doutores Manuel Arroyo-Kalin (College de Londres), Filippo Stampanoni Bassi (MUSA) e Helena Pinto Lima (Museu Emílio Goeldi/MCTI).

A turma do curso de bacharelado em Arqueologia da UEA é formada por 22 alunos indígenas de diversas etnias e, como explica a Prof.ª Dra. Solange Pereira do Nascimento, em um trecho da 4ª edição da 'Voz Arqueológica', a meta científica é recontar a história desses 23 povos que trazem, no ventre da canoa da transformação, a fórmula da vida e da expansão do conhecimento que foi se alargando ao longo de milhares de quilômetros que formam o último portal para adentrar ao mundo dos deuses e dos homens.

A edição 4, ano 1, do jornal "Voz Arqueológica", está disponível para download no link: https://data.uea.edu.br/ssgp/noticia/1/72027-2.pdf

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem