MP-AM prorroga investigações sobre autofinanciamento em valor superior a capital social do Instituto Pontual, de Manaus

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) prorrogou, em abril, por mais 60 dias as investigações contra o diretor do Instituto Pontual, Eric Lima Barbosa, para apurar o possível cometimento reiterado do crime de falsidade ideológica. 



O empresário também é diretor dos sites www.portalopoder.com.br e www.portalpontual.com.br, com sede em Manaus.

O Procedimento Investigatório Criminal 06.2021.00000589-5 foi instaurado para denúncia de “crime de falsidade ideológica, consistente no autofinanciamento de considerável número de pesquisas eleitorais, em quantitativo financeiro superior ao capital social” da empresa.

De acordo com a publicação do promotor da 59ª Zona Eleitoral Antônio Mancilha, a parte interessada no Procedimento Investigatório Criminal Eleitoral (PIC 06.2021.00000589-5) é a Associação Brasileira de Pesquisa (ABEP).

Na Portaria de prorrogação, o promotor diz que verifica “esgotado o prazo de conclusão do presente Procedimento Investigatório Criminal Eleitoral, fazendo-se necessário, no entanto, dar continuidade às investigações, sobretudo, para fins de análise do resultado das diligências tomadas pela autoridade policial requisitada para instaurar o respectivo Inquérito Policial”.

Na última quarta-feira, a Pontual Pesquisas, que divulgou “estudo” sobre a intenção de votos para o governo do Amazonas, favorecendo o governador Wilson Lima. O dono da empresa, Eric Lima Barbosa, também é dono dos sites opoder.com.br e portalpontual.com.br, que recebem patrocínio do governo do Estado, via publicação de publicidade da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom)

Os dois sites publicaram a mesma notícia, nesta quinta-feira com o mesmo título: Eleições 2022: Wilson Lima cresce e esquenta disputa para governo do Amazonas, diz Pontual Pesquisas. Os números apresentados pela pesquisa de Eric divergem completamente das realizadas por empresas como a Real Time Big Data, que mostra Amazonino bem mais à frente, com 32%, e Wilson Lima com apenas 19%; a Perspectiva Mercado e Opinião que mostra Amazonino liderando com 33,4%, e Wilson Lima com 22,5%; e a do Instituto Diário, que apontou Amazonino com 40,1% e Wilson Lima com 16,6% das intenções de voto.

A irmã de Eric, a empresária Erica Barbosa, também já registrou na Justiça Eleitoral uma pesquisa, junto com o ‘Instituto de Consultoria em Ensino e Pesquisas do Amazonas – Icepam’, do qual ela é diretora.

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem