TCE-AM

Prefeitura realiza atividades alusivas ao ‘Scratch Day’

A Prefeitura de Manaus realizou, nesta quinta-feira, 26/5, o Scratch Day na rede municipal de ensino.


A ferramenta Scratch é disponibilizada gratuitamente em 250 unidades da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que possuem Centros de Tecnologias Educacionais (CTE), beneficiando aproximadamente 62 mil alunos da educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Scratch Day é um evento que celebra as contribuições do Scratch em diversos contextos, inclusive o educacional. Ele também desponta como uma oportunidade de aprender de maneira criativa, aproximando as comunidades da programação com o Scratch. A principal proposta do Scratch Day é a de mobilizar e disseminar o uso da plataforma, assim como divulgar a linguagem de programação entre os diversos públicos e ambientes.

A programação foi realizada de forma on-line e presencial, com palestras e oficinas. No Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Lúcia Melo Ferreira Almeida, bairro Novo Aleixo, zona Norte, foram realizadas atividades plugadas e desplugadas direcionadas aos alunos da educação infantil. Já na Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed, os formadores trabalharam com os alunos das escolas municipais Ana Mota Braga, José Carlos Mestrinho e Rodolpho Valle.

A coordenadora pedagógica da GTE da Semed, Ieda Santana, afirmou que a ferramenta tecnológica é muito importante para ajudar no processo de ensino dos alunos da rede como um todo. “É nosso aluno iniciando os primeiros passos na programação. Isso, independentemente da idade, pode começar na educação infantil com os primeiros passos. Temos o Scratch Júnior, que mesmo o aluno em processo de alfabetização, pode utilizar. E o nosso aluno da EJA com construção mais completa. A ferramenta é para todas as idades”, disse.

Palestra

Dos Estados Unidos, a palestra on-line foi do professor Léo Burd, pesquisador brasileiro do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), com uma oficina “Gentileza gera Gentileza”, que é bacharel em Ciência da Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e mestre pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Para ele, foi importante interagir com os educadores e alunos da rede de ensino de Manaus.

“A gente precisa focar cada vez mais essa questão da gentileza. Podemos fazer muito nas nossas salas de aula nas escolas. É um momento muito especial com crianças e jovens, onde gastam muitas horas por dia pensando, imaginando e criando. Vamos usar essa oportunidade para focar na transformação de nosso mundo em algo mais humano para todos”, completou.

Atividade

A escola municipal Ana Mota Braga, bairro São Sebastião, zona Sul, com o uso do Scratch, beneficia aproximadamente 600 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental na escola. O aluno do 7º ano matutino, Davi da Silva de Paiva, 13, participou das atividades do GTE pela escola. Para ele, é um aprendizado muito grande, além de fazer parte do grupo no evento.

“Esses dias tenho me dedicado muito e enriquecido meus conhecimentos na ferramenta. É muito bom participar da programação junto com meus amigos. O Scratch tem me ajudado muito”, salientou.

Fotos - Cleomir Santos/Semed

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem