​Técnicos do TCE-AM participam de Pesquisa Nacional sobre diretores de escolas públicas

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio da Secretaria de Controle Externo (Secex), participa da Pesquisa Nacional sobre Diretores de Escolas Públicas.


A iniciativa foi realizada por órgãos ligados ao Tribunal de Contas e outros da área da educação.

A pesquisa está coordenada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), pelo Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), pelo D3E, Dados para um Debate Democrático em Educação, e pela instituição Todos pela Educação.

A pesquisa no Amazonas foi desenvolvida Departamento de Auditoria em Educação (Deae), setor ligado à Secex, e teve o objetivo de entender o modo pelo qual as redes de ensino brasileiras selecionam, formam e acompanham o trabalho de diretores de escolas públicas do país.

Para contribuir com a pesquisa e a operacionalização do estudo, o Departamento de Auditoria em Educação do TCE-AM está realizando entrevistas para aplicação de questionários. Além das entrevistas, o órgão técnico solicitou documentos à Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), como forma de complementar os estudos sobre as temáticas abordadas.

Importância do diretor

Conforme relatado pelo Deae, os diretores são considerados o segundo fator escolar que mais impactam no desempenho dos estudantes.

Os estudos indicam a importância de uma gestão democrática e garantia da educação de qualidade aos estudantes. Devido à relevância do cargo de direção, é fundamental que sejam feitos estudos sobre o papel do diretor no ambiente escolar, que parte do processo de seleção, passando pela formação, avaliação, e outros aspectos da carreira e trajetória.

Os dados obtidos permitirão produzir um relatório, com indicação de boas práticas e recomendações de propostas de políticas educacionais para as redes de ensino, visando o aprimoramento do trabalho dos diretores das escolas públicas, e, por consequência, a melhoria da educação.

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem