Atibaia, em São Paulo, passa a ser a Capital Nacional do Morango

Foi sancionada na segunda-feira (27) a Lei 14.383, que confere o título de Capital Nacional do Morango ao município de Atibaia (SP). A cidade possui pouco mais de 144 mil habitantes e é conhecida pela produção da fruta e pela Festa de Flores e Morangos, que está na 40ª edição.


A lei teve origem no PLC 77/2017, que teve relatório favorável do ex-senador Eduardo Lopes (RJ), no qual lembra que em Atibaia teve início o projeto Produção Integrada de Morango (PIMo), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para promover o cultivo com menos agrotóxicos e com mais equilíbrio do ecossistema.

“Além de pioneiro na implementação da PIMo, Atibaia é o único município no estado de São Paulo com um selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) pelos produtores participantes. Por meio da PIMo, vários projetos estão sendo implementados para modernizar a cultura do morango de forma sustentável, como, por exemplo, produção de mudas de qualidade”, explica o parecer, aprovado ainda em 2018.

Leia aqui matéria especial sobre as homenagens, como "capitais nacionais", a cidades de todas as regiões do Brasil.

Fonte: Agência Senado

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem