Estudantes da rede estadual realizam ações de preservação em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Nesta quinta-feira (02/06), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto realizou a abertura da semana em comemoração ao Dia Nacional da Educação Ambiental e Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorados nos dias 3 e 5 de junho, respectivamente.


A ação ocorreu com mais de 200 estudantes da rede estadual, na Fazenda Santa Rosa, no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).

Com objetivo de transformar, celebrar, proteger e restaurar o planeta, 249 estudantes da Escola Estadual Osmar Pedrosa, na zona norte da capital, participaram da ação. Com o tema “Uma Terra só”, os alunos do Ensino Fundamental tiveram a integração com a natureza, por meio do convívio com os animais e a flora da fazenda.

A Secretaria de Educação aliou a abertura da semana ao projeto prioritário “Fazenda Escola”, que integra o programa Educa + Amazonas, do Governo do Estado.

Os estudantes participaram do plantio de mudas de plantas ameaçadas de extinção no ecossistema da Amazônia, como pau-brasil e o cacau, além de realizarem excursões focadas ao setor primário, como alimentação e conhecimentos sobre animais rurais, passeios a cavalo e pelas plantações.

A secretária executiva adjunta pedagógica, Hellen Matute, reitera como a iniciativa é uma oportunidade de conhecimento e incentivo aos alunos para cuidar do meio ambiente. “Dia 5 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, e por isso trouxemos os estudantes para conhecer a fazenda. Esperamos que durante a semana, outras escolas realizem atividades alusivas ao dia que conscientizem nossas crianças”, pontua.

Thelma Prado, coordenadora de educação ambiental da secretaria, comenta que a sensibilização ocorre de forma interativa, para que os estudantes percebam, na prática, a importância da natureza e dos animais no cotidiano.

“Esses alunos tiveram o cuidado de realizar o plantio, participar do semear das plantas e futuramente, nas escolas, irão participar de todo o processo de crescimento dessa muda, por meio do projeto Fazenda Escola”, diz Prado.

A estudante Nicole Yasmin, do 5º ano, diz que ficou muito animada com o passeio. “Eu indico muito a fazenda para que todos possam vir, foi incrível fazer o passeio, conhecer os animais, brincar com eles e ver como eles se alimentam”, reforça.

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Seduc

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem