Etilômetros passam por ensaios em laboratório do IPEM e são aprovados em fiscalização

A fiscalização de etilômetro, popularmente conhecido como bafômetro, é realizada anualmente e consiste em ensaios feitos em laboratório do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM), para verificar se o instrumento mantém a reprodução de valores de acordo com as tolerâncias pré-estabelecidas em regulamentos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).


O etilômetro é utilizado nas fiscalizações dos órgãos de trânsito, sendo verificados pelo Ipem-AM. Durante as fiscalizações, se o resultado no etilômetro for de 0,05 a 0,33 mg de álcool por litro de ar, é lavrado um auto de infração com base no art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Os ensaios consistem em comparar as concentrações padrões de referência definidas pelo Inmetro com o instrumento ensaiado, a fim de verificar se os erros de medições atendem a tolerância máxima permitida pela legislação de trânsito.

Fiscalização

De janeiro a maio deste ano, foram verificados 15 etilômetros, sendo todos ensaiados em laboratório do Ipem-AM e aprovados para serem utilizados nas fiscalizações de trânsito. Em 2021, nesse mesmo período o órgão fiscalizou 20 etilômetros, sendo todos aprovados.

Esses instrumentos foram verificados para as instituições, da Polícia Rodoviária Federal no Amazonas (PRF), Polícia Rodoviária Federal em Roraima (PRF-RR), Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

Segundo o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, essa verificação é importante e assegura uma medição correta e confiável.

“A verificação nos etilômetro é importante, pois garante que o instrumento passou por todos os testes e cumpriu as exigências estabelecidas pelo Inmetro, assegurando uma medição correta e confiável, estando apto a ser utilizado”, garantiu o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito.

Orientação

A certificação do etilômetro pode ser consultada no Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE), acessando o link: https://servicos.rbmlq.gov.br/Default.aspx

Em casos de dúvidas, entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, no telefone 0800 092 2020, ou no e-mail: ouvidoriaipem@ipem.am.gov.br

FOTOS: Alexandre Vieira / Ipem-AM

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem