Operação ‘Café da Manhã Seguro’ realiza nova rodada de orientações sanitárias na zona Centro-Sul

A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) realizou, nesta sexta-feira, 10/6, uma nova rodada da operação “Café da Manhã Seguro”, que leva orientações sobre boas práticas sanitárias a estabelecimentos de café da manhã na capital amazonense.


Desta vez, foram percorridos oito endereços no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Como nas outras ações da operação, os fiscais da Gerência de Vigilância de Produtos (GVPro) da Visa Manaus inspecionaram os estabelecimentos, apontando possíveis irregularidades encontradas no momento da vistoria, e conversaram com os proprietários e suas equipes sobre o que pode ser aprimorado nos processos de preparação das refeições e de atendimento ao público.

“As ações dessa operação têm caráter principalmente informativo e de prevenção pela Vigilância Municipal. Queremos contribuir para a melhoria desse serviço tão utilizado pela população de Manaus, e isso requer a difusão das práticas mais adequadas de manipulação e conservação de alimentos junto aos trabalhadores do ramo, que nem sempre estão a par desses procedimentos”, explicou o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.

Conforme Ewerton, ao desenvolver um trabalho com base orientativa há um ganho, tanto para quem oferece o serviço quanto para a população que consome os produtos.

“O ganho é tanto para o estabelecimento, que aumenta o rigor e o cuidado com o serviço oferecido à população, quanto aos consumidores, que ficam menos sujeitos a problemas decorrentes da contaminação dos alimentos ou das instalações do café da manhã”, observou.

Consumidores

O público também foi contemplado na ação. Os fiscais abordaram os consumidores para saber se estes já encontraram algum problema de higiene ou na estrutura do estabelecimento, como, por exemplo, falta de álcool em gel para higienização das mãos, além de também prestar orientações sanitárias.

Para o gerente da Vigilância de Produtos, Ricardo Celestino, a Café da Manhã Seguro vem reforçando o papel educativo da Visa Manaus, além de garantir a presença da Prefeitura de Manaus nos comércios populares, em benefício sobretudo da população.

“Os cafés da manhã são estabelecimentos fundamentais na rotina de grande parte dos cidadãos de Manaus, e precisamos assegurar a qualidade do serviço oferecido nesses locais. Por isso, as vistorias dos fiscais irão continuar priorizando a orientação, mas também atuando nos casos de desrespeito às normas sanitárias”, afirmou.

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem