Prefeitura entrega Menção Honrosa aos servidores do Programa de Tutoria Educacional da Semed

Valorizar os servidores a fim de exercer suas atribuições em prol do êxito na educação municipal é um dos pilares da gestão do prefeito David Almeida. Nesse sentido, a Prefeitura de Manaus entregou, nesta quinta, 23/6, a Menção Honrosa n° 23/2022 aos servidores do Programa de Tutoria Educacional (PTE), devido aos índices positivos voltados à educação municipal.


O programa é coordenado pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento solene ocorreu na sede da DDPM, localizada no bairro Nossa Senhora da Graças, zona Centro-Sul.

O PTE tem o objetivo de aprimorar a aprendizagem dos estudantes, a partir da formação continuada dos profissionais da educação, professores e pedagogos em período de estágio probatório e equipes gestoras das escolas.

O subsecretário de Gestão Educacional, professor Júnior Mar, mencionou como o prefeito David Almeida e a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, incentivam o passo a passo na formação dos profissionais a fim de melhorar a qualidade na educação de Manaus.

“A gestão do prefeito David Almeida valoriza o servidor e esse programa tem contribuído bastante para esse processo, porque, quando saímos da faculdade, geralmente, temos conhecimento muito incipiente. Então, no PTE, nós trabalhamos o dia a dia do professor, do pedagogo, do diretor na sala de aula e na escola. Assim, eles recebem orientações, acompanhamento e os resultados desse processo formativo”, declarou o subsecretário.

Avanços

Entre os dados que tornaram-se destaques do PTE, estão: pesquisa sobre PTE como experiência exitosa de educação, realizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC); citação do PTE no livro "Professores do Brasil", idealizado por equipe técnica de âmbito nacional voltado à formação continuada, que indicou o PTE como prática de sucesso em relação à formação com professores em início de carreira; destaque do PTE na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A chefe da DDPM, Inez Alcântara, descreveu que esse momento é muito significativo para a Divisão. “O sentimento é gratidão, por todos os profissionais que trabalham no programa e com a formação continuada, que está amparada por leis. O Programa de Tutoria se destacou nacionalmente, devido a experiência de ser socializado no Brasil inteiro por conta da Base Nacional Curricular. Então, é um motivo de muita alegria, porque aqui realizamos todo um monitoramento com os servidores durante todo o seu estágio probatório”, enfatizou.

A coordenadora do PTE, Darcley Abreu, disse como o programa desenvolve boas práticas na carreira dos servidores da Semed. “O programa de tutoria tem impactado de modo positivo nos servidores, porque acompanhamos o professor no seu fazer, olhando com um plano de formação. Construímos juntos ações que vão desenvolver o professor, a turma e isso vai impactar na escola como um todo”, explicou.

Entre os servidores que participaram do PTE, está a professora Daniele Gomes, aprovada no concurso público de 2017, lotada no Centro Integrado Municipal de Ensino (Cime) Dra. Viviane Estrela, localizada na zona Norte, que compartilhou sua experiência no programa.

“Foi muito gratificante ter participado do Programa, porque foi um norte para minha vida profissional, que me possibilitou enxergar novos horizontes e perspectivas. Então ele foi muito recompensador, inclusive acredito que seja um passo importantíssimo para aqueles que estão ingressando na secretaria”, mencionou.

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem