Prefeitura promove manhã de atividades alusivas ao ‘Dia Mundial da Segurança dos Alimentos’

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), promoveu, na manhã desta terça-feira, 7/6, uma manhã de atividades nas cozinhas comunitárias do município em alusão ao “Dia Mundial da Segurança dos Alimentos”.


A data tem como objetivo fortalecer ações para garantir que os alimentos consumidos pela população sejam seguros e não causem danos à saúde. O tema deste ano é "Alimentos seguros, melhor saúde".

Para a realização das ações da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional em Manaus, a Semasc conta com seis cozinhas comunitárias, dois restaurantes populares e um Prato do Povo, totalizando quase 377 mil refeições servidas para a população manauara em 2021.

“Hoje, temos em nosso país uma situação de insegurança alimentar que é muito grave, então, os equipamentos públicos voltados para garantir a alimentação das pessoas em situação de vulnerabilidade são fundamentais no cotidiano delas”, declarou a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.

Na cozinha comunitária do Val Paraíso, na zona Leste, o público-alvo foram as crianças atendidas na unidade, que aprenderam como fazer a higienização correta das mãos.

“Essa data é muito importante e estamos trabalhando com as crianças para que possam se tornar adolescentes e adultos com hábitos saudáveis no que diz respeito à alimentação”, afirmou a nutricionista da Semasc, Julianna Diz.

A coordenadora da cozinha comunitária do Val Paraíso, Jessica Girão, também destacou a importância da estrutura. "A cozinha, além de ser um espaço destinado à alimentação, também é importante espaço para a educação das crianças e de transformação da vida das famílias que frequentam o espaço”, finalizou.

Toda a população pode contribuir com a segurança alimentar, adotando os seguintes cuidados: lavar bem os alimentos; separar alimentos crus dos cozidos; cozinhar completamente os alimentos; manter os alimentos a uma temperatura segura; usar água e matérias-primas seguras.

Fotos - Marcely Gomes / Semasc

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem