Secretaria de Educação inicia treinamento sobre Censo da Educação Básica com municípios do interior

Iniciou, nesta quarta-feira (08/06), o Treinamento do Censo da Educação Básica 2022 para os 61 municípios do interior do Amazonas. Realizada por mediação tecnológica no estúdio do Centro de Mídias da Educação do Amazonas (Cemeam), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, o treinamento orienta e capacita gestores e multiplicadores da educação pública e privada sobre o sistema Educacenso.


No âmbito nacional, o treinamento é realizado anualmente pelo Ministério da Educação (MEC), e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). No Amazonas, a iniciativa está sendo coordenada pela equipe técnica da Seduc, por meio Departamento de Planejamento (Deplan) e Gerência de Estatística.

O preenchimento do censo é um instrumento estatístico de pesquisa de dados e coleta de informações da educação básica. O treinamento auxilia no desenvolvimento da educação, por meio do preenchimento correto do sistema pelos servidores da educação pública e privada.

Com base no levantamento do Censo Escolar e análise dos dados é que serão transferidos recursos para programas federais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A secretária executiva, Rosana Freire, reforça que a participação de todos os envolvidos é fundamental para a coleta de dados da educação do Amazonas.

“Nós precisamos do engajamento e participação dos coordenadores regionais, gestores, secretários e administradores das escolas do interior, pois esse é o sistema mais importante para a vida escolar. São com os dados precisos que ocorrerá todas as questões de repasses na educação”, pontua Freire.

O treinamento do censo ocorrerá até 10 de junho, de forma remota, para o interior do estado. Para os profissionais de Manaus, será realizado um evento presencial. As informações ficarão disponíveis por meio do Youtube da Secretaria de Educação.

Educacenso

O Educacenso é uma ferramenta web disponibilizada pelo MEC e Inep para coletar os dados do Censo Escolar. Por meio dela, é possível obter informações individualizadas de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas quanto privadas.

Os dados coletados corroboram com aprimoramento da gestão na educação. E permitem que sejam desenvolvidas políticas educacionais capazes de modificar cenários severos no segmento.

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Seduc

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem