Ação da Prefeitura de Manaus leva orientações sanitárias a estabelecimentos da zona Centro-Sul

A Vigilância Sanitária do município (Visa Manaus) deu continuidade, nesta sexta-feira, 8/7, às ações da operação “Café da Manhã Seguro”, que levam orientações sanitárias a estabelecimentos que trabalham com café da manhã, na capital. Desta vez, foram percorridos 12 endereços no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.


Os proprietários e colaboradores dos estabelecimentos receberam orientações e sugestões dos fiscais da Visa Manaus, para sanar problemas de higiene na manipulação e armazenamento dos alimentos oferecidos ao consumidor, garantindo, assim, uma maior segurança sanitária à população.

“A ação de hoje, como nas demais da operação ‘Café da Manhã Seguro’, tem primeiramente o objetivo de prevenir, ao inspecionarmos os locais para verificar possíveis problemas sanitários, seja nas instalações ou nas práticas de manuseio pelos funcionários. A Visa Manaus atua por meio da informação, levando esclarecimentos aos comerciantes e suas equipes, contribuindo para que que eles possam, em curto prazo, corrigir os equívocos e proteger o público de problemas de saúde causados pela contaminação dos produtos”, explicou o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.

O gerente da Vigilância de Produtos do órgão, Ricardo Celestino, acrescentou que o viés educativo da operação não exclui a adoção de medidas mais contundentes nos casos de flagrante desrespeito às normas sanitárias, como a lavratura de auto de infração, a instalação de Processo Administrativo Sanitário e outros procedimentos.

“Por serem estabelecimentos essenciais à rotina de tantos cidadãos, a Prefeitura de Manaus mantém um trabalho constante de monitoramento e atenção aos cafés da manhã, e vai continuar agindo para minimizar a ocorrência de alimentos acondicionados ou manuseados sem conformidade com as normas sanitárias”, informou Celestino.

Com a rodada desta sexta, a Café da Manhã Seguro completa 60 estabelecimentos percorridos pela equipe da Visa Manaus. Novas ações estão programadas para as próximas semanas, continuando o trabalho de informação e prevenção da vigilância municipal.

Capacitação

Para contribuir com a melhoria do serviço prestado pelos comerciantes à população, a Visa Manaus oferece capacitações em boas práticas de produção de alimentos (para participar, basta enviar nome e contato telefônico para visamanaus.capacita@gmail.com), além de fazer o monitoramento dos estabelecimentos, para que se adequem à legislação sanitária e ofereçam seus serviços com segurança aos consumidores.

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem