Começa em Manaus o projeto Reciclarte com exposição sustentável do artista Alfredo Borred

Patrocinado pela Whirlpool Corporation, projeto vai criar um Núcleo de Design e Inovação em Reciclagem gratuito


Começa no dia 19 de julho, em Manaus, o Projeto Reciclarte, que vai criar um Núcleo de Design e Inovação em Reciclagem, especialmente para atender jovens entre 18 e 21 anos em situação de vulnerabilidade social. O objetivo do núcleo é ensinar a esses jovens como é possível transformar resíduos recicláveis em arte e, por meio dessa prática, gerar mais renda para a comunidade.

O projeto Reciclarte é patrocinado pela Whirlpool Corporation, dona das marcas Brastemp e Consul, em parceria com a Sustentabilidade e Cultura Produções Artísticas e a NTICS Projetos. “Vamos levar conhecimento sobre reciclagem, design de objetos e a criação de arte a partir de materiais recicláveis. Essas práticas são capazes de promover mudanças duradouras e profundas. Essa tem sido nossa missão há 20 anos, proporcionar mudança através do conhecimento”, diz Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos.

As oficinas estão marcadas para agosto, mas o projeto tem início já essa semana, 19 de julho, com a exposição do artista sustentável Alfredo Borret, no Museu da Cidade. Borret é um dos expoentes na produção de peças artesanais confeccionadas com tampas de garrafa e bolachas de chopp.

A exemplo do que se espera para os participantes do RECICLARTE, seu negócio surgiu a partir da sua consciência ambiental. Apaixonado pelo Rio de Janeiro, Borret observou que, por ser uma cidade turística, havia um volume muito grande de tampas metálicas sendo descartadas de forma incorreta na natureza. Assim, elaborou uma forma criativa e rentável para minimizar o problema e passou a recolher esse lixo e produzir broches, chaveiros, imãs de geladeira e até quadros.

Para conhecer, acesse @ecotampas no Instagram. “Já retirei mais de 10 (dez) toneladas de tampinhas das ruas. Através da minha iniciativa, desperto um novo olhar para os micros lixos, em especial as tampinhas de metal. Meu objetivo é chamar a atenção das empresas fabricantes de bebidas, multiplicar essa atitude e deixar esse legado”, diz Alfredo.

Além da exposição, o projeto é composto por quatro oficinas presenciais de artes plásticas com duas horas de duração sobre “Reciclagem e produção artística com materiais recicláveis”. Também serão oferecidos workshops digitais sobre “Produção Cultural” e “Empreendedorismo”. O objetivo é fechar todo o ciclo da cadeia produtiva, desde o conhecimento sobre reciclagem, design de objetos, conscientização sobre logística reversa até o processo de comercialização e geração de renda. Durante as oficinas, serão utilizados materiais como caneta 3D, flocos de plástico, papel machê e tampinhas de garrafa pet.

Reforçando o compromisso da Whirlpool Corporation com práticas cada vez mais sustentáveis e alinhadas à agenda ESG, as oficinas darão especial atenção ao descarte correto de resíduos. "Como sociedade, precisamos avançar quando o assunto é reciclagem, e as empresas têm um papel fundamental nessa virada de chave. Na Whirlpool, temos orgulho de contribuir para um presente e futuro melhores com ações práticas, como, desde 2015, zerar o envio de resíduos para aterro em todas as fábricas no Brasil. Do ponto de vista de conscientização e como levar o tema para as comunidades, apoiar iniciativas como esta nos enche de orgulho. A arte sustentável, além de expressão artística e fonte de renda, ajuda na preservação do meio ambiente”, explica Douglas Reis, Diretor de Assuntos Regulatórios & ESG da Whirlpool para a América Latina.

Em Manaus, o projeto RECICLARTE irá disponibilizar 50 vagas para o Workshop de Produção Cultural e 100 vagas para as oficinas de Artes Plásticas e Workshop sobre Empreendedorismo, que serão oferecidas para jovens entre 18 e 21 anos.

SERVIÇO

PROJETO RECICLARTE – 2ª edição

Exposição: 19 de julho a 18 de agosto - Museu A Cidade de Manaus

R. Gabriel Salgado - Centro

Workshops e Oficinas: A partir de 17 de agosto.


Sobre a Sustentabilidade e Cultura

A Sustentabilidade e Cultura Produções Artísticas é uma produtora, com vasta experiência em exposições e curadorias em todo o Brasil.

Sobre a NTICS Projetos

Em 2022, a NTICS Projetos está celebrando 20 anos promovendo o desenvolvimento sustentável através de projetos e soluções inovadoras. Desde sua fundação, a empresa já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas.

Com matriz no Brasil e filiais nos Estados Unidos e Europa, há três anos, a NTICS Projetos se tornou signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) e, desde então, tem direcionado sua estratégia, alinhando todos os seus projetos aos ODS.

A atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parceiras e Meios de Implantação). A ambição para os ODS 4 da empresa é a de levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025.

Sobre a Whirlpool Corporation

A Whirlpool Corporation tem o compromisso de ser globalmente a melhor empresa de eletrodomésticos para cozinha e lavanderia, melhorando continuamente a vida em casa. Em um mundo cada vez mais digital, a Companhia inova constantemente com o propósito de atender às necessidades dos consumidores, por meio de suas marcas icônicas, incluindo Whirlpool, KitchenAid, Maytag, Consul, Brastemp, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e Yummly. Em 2021, a Empresa reportou aproximadamente US $22 bilhões em vendas anuais, 69.000 funcionários e 54 centros de pesquisa de tecnologia e fabricação. Informações adicionais sobre a empresa podem ser encontradas em whirlpoolcorp.com.

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem