Defensoria realiza curso de educação em Direitos contra LGBTIfobia

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou no sábado (2) o curso de Educação em Direitos contra LGBTIfobia para a sociedade civil e lideranças LGBTQIAP+. Durante o evento, houve o lançamento da cartilha Reage!


Para o coordenador do GT Diversidade, defensor público Rodolfo Lôbo, a iniciativa foi produtiva e esclarecedora, onde os participantes puderam verbalizar dúvidas e compartilhar experiências pessoais. “O nosso objetivo é trazer conteúdo e conhecimento para que essas pessoas saibam e possam, cada vez, se munir de informações para combater violações de direitos em todas as esferas, pois o papel da Defensoria também é o de promover a educação em direitos”, disse.

A defensora criminal Karol Santos, que também é integrante do GT, foi uma das palestrantes. Ela abordou o tema da violência e como produzir provas para realizar denúncias.

“O Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo. Só ano passado foram 121 vítimas. Infelizmente, aqui no Amazonas não temos dados concretos para fazer um recorte dessa violência, mas sabemos que ela existe. E essa iniciativa da Defensoria é extremamente importante para dar voz a essas pessoas, abrir o canal do diálogo para que esses números deixem de ser invisíveis e possamos construir políticas públicas mais eficientes", disse ela.

Além dela, a defensora Yáskara Xavier, que atua no Polo do Purus (Lábrea), e os defensores Rodolfo Lôbo e Roger Moreira completaram a lista de palestrantes.

A assistente social Joyce Gomes, 30, que faz parte da Associação de Travestis transexuais e transgêneros do Amazonas (Assotram), afirma que a iniciativa da Defensoria foi única. “Muito bonita essa iniciativa da Defensoria, porque é um instrumento a mais para o nosso combate do dia a dia, porque a gente luta pela nossa vida e pela vida dos nossos pares. E a primeira violação que a gente sofre é a falta de informação. Mas através do curso e da cartilha, a gente obtém mais conhecimento para socializar com outras pessoas”, afirmou.

Lançamento da cartilha

Durante o curso, o GT Diversidade lançou a cartilha Reage! Contra a LGBTIFobia. A cartilha traz inúmeras informações sobre como identificar a LGBTFobia, como denunciar casos de violação de direitos, onde buscar ajuda e o papel da Defensoria na assistência e no combate a violência. O conteúdo vai estar disponível no site da DPE-AM, mas também vai ser destruído no formato físico, gratuitamente. O evento também foi realizado em alusão ao mês do Orgulho LGBTQIAP+, comemorado em junho.

“Tanto a cartilha quanto a realização do curso foram fundamentais para disseminar mais conhecimento sobre os direitos da comunidade LGBT e assim abrir outros caminhos para a informação”, completou o transativista indígena Alexandre Gomes.

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem