Manaus ganha novo laboratório para análise de hidrômetros

Os mais de dois milhões de usuários do serviço de abastecimento de água tratada da cidade de Manaus já podem contar com um novo laboratório destinado à análise dos hidrômetros, equipamento usado para medir o consumo mensal de água nos imóveis.


A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação técnica, assinado em 2021, entre a Prefeitura de Manaus, Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM).

A estrutura está funcionando nas dependências da sede da concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, no bairro Aleixo, zona Sul, e tem capacidade para receber até 18 hidrômetros.

O laboratório de hidrometria é aberto ao público em geral. O atendimento será feito por meio de agendamento solicitado pelo usuário que desejar aferir a qualidade do equipamento, o qual já é regulamentado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A parceria possibilitou a mudança do serviço que antes funcionava no complexo de produção de água da Ponta do Ismael, localizado no bairro Compensa, na zona Oeste, para o novo espaço mais amplo e confortável. Além de facilitar o acesso da população, o novo laboratório vai agilizar as solicitações feitas pela população referentes à verificação dos hidrômetros, tornando o processo mais eficiente e transparente.

O laboratório conta com equipamentos que simulam todo o processo pelo qual o hidrômetro passa para realizar a contagem de água consumida pelo morador. A intenção é que diante disto, o equipamento possa ser avaliado dentro das condições reais que ele funciona. Além do Procon e Ipem, a Ageman também irá fiscalizar o serviço, como forma de assegurar que a concessionária esteja cumprindo as obrigações dos serviços prestados, conforme contrato.

“Nosso papel é fiscalizar as empresas concessoras de serviços públicos em Manaus. Queremos garantir que a população seja atendida da melhor forma possível evitando prejuízos, neste caso, no abastecimento de água”, ressaltou o diretor-presidente da agência reguladora, Elson Andrade Ferreira Júnior.

Além de Elson, estiveram presentes no evento, o diretor-presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Amazonas (Ipem-AM), Márcio André Oliveira Brito, o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, além do diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada, e do diretor-executivo da concessionária, Diego Dal Magro.

“Este tipo de serviço beneficia o consumidor de Manaus. Acompanhamos estas demandas junto à empresa para garantir que o cliente não seja lesado. Temos um bom relacionamento com a concessionária, que sempre manteve a transparência em relação à inspeção dos serviços prestados”, destacou o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.

O novo laboratório terá o serviço inspecionado pelo Ipem-AM. “Aqui temos a estrutura necessária, dentro dos padrões exigidos pelo órgão, para garantir que o resultado das perícias seja de excelência. Esse novo laboratório é mais amplo e vai proporcionar uma maior agilidade nas verificações de hidrômetros residenciais, aumentando a capacidade de ensaios realizados pelo Ipem”, frisou o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito.

Hidrômetro

O equipamento é utilizado para medir e registrar o volume de água consumido por um imóvel, residencial ou comercial. Por conter selo do Inmetro, ele é fiscalizado pelo Ipem-AM. Os técnicos do órgão também atuam no laboratório de hidrometria, garantindo a lisura do processo.

Segundo o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada, a empresa trabalha de forma transparente, a fim de promover o bom relacionamento, tanto com os órgãos fiscalizadores quanto com a população manauara. “Somos auditados periodicamente, e para nós esta é uma das formas de reafirmar o nosso compromisso com a transparência dos serviços que prestamos à cidade de Manaus. Fazemos questão de manter parcerias com órgãos de defesa ao consumidor como forma de construir uma relação sólida e de confiança com a população”, ressaltou.

Como solicitar o serviço

O consumidor que solicitar o serviço poderá acompanhar desde a retirada do equipamento, que é realizada por equipes da concessionária, aos ensaios realizados no laboratório e que é realizado pelo Ipem-AM. Após a perícia técnica, o instituto de pesos e medidas emite o laudo com os resultados.

“Nossos equipamentos são aprovados pelo Inmetro, cumprimos todas as regulamentações para manter o bom funcionamento deles. Em contrapartida, também nos disponibilizamos para atender o consumidor que se sentir lesado, oferecendo o serviço de verificação dos hidrômetros, que são fiscalizados e auditados por todos órgãos competentes relacionados ao serviço”, destacou o diretor-executivo da concessionária, Diego Dal Magro.

O consumidor pode fazer a solicitação do serviço, por meio da Ouvidoria da Ageman, pelo número 0800-092-3511, WhatsApp 98842-5821 e também na Ouvidoria do Ipem-AM, acessando o link: https://servicos.ipem.am.gov.br/fale-conosco/ ou pelo número 0800 092 2020, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

O usuário pode solicitar também o serviço de verificação de hidrômetros junto à concessionária, por meio dos canais oficiais de relacionamento, que funcionam 24 horas por dia: 0800-092-0195 (SAC e Whatsapp), site aguasdemanaus.com.br e aplicativo Águas APP.

Fotos - João Viana / Semcom

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem