Prefeitura de Manaus realiza formatura de servidores que participaram dos cursos de inglês, espanhol e libras

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na noite desta segunda-feira, 11/7, a formatura do 1º semestre de 48 alunos dos cursos de inglês, espanhol e libras do Programa Ampliando Horizontes (PAH) 2022.


A solenidade foi realizada no salão SpeTaculo’s, no conjunto Shangrilá, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

Foram beneficiados servidores da Semed, filhos dos servidores com idade a partir de 18 anos, e os cônjuges. Os alunos de inglês e espanhol, com carga horária de 540 horas, e duração de três anos de curso, receberam certificados da secretaria. Já os de libras tiveram aulas com carga de 280 horas, com dois anos de duração, sendo o certificado duplo, ou seja, da Semed, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

De acordo com a coordenadora do PAH, Suellen Gomes Barros, quem estuda no projeto tem a chance de conhecer outro idioma. Além disso, o programa tem ajudado muito os servidores em outros segmentos, além da Semed.

“Aprender uma segunda língua é de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento intelectual de qualquer pessoa. Além de oportunizar a comunicação em vários países falantes dos idiomas estudados. Sobre a Libras é extremamente importante para favorecer o processo de inclusão dos alunos surdos e com deficiência auditiva na rede. Vale ressaltar que nossos alunos, através dos cursos, já obtiveram aprovação em mestrados e doutorados em testes de proficiência realizados em outras instituições”, concluiu.

Satisfação

Feliz por ter concluído o curso de espanhol, a assessora pedagógica das Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, Luciana Oliveira, teve a chance, pela primeira vez, de aprender outro idioma. Para ela, é um momento importante como servidora, assim como na sua vida como um todo.

“Eu parabenizo a secretaria por ofertar também os cursos de idiomas para seus servidores, contribuindo para a nossa formação continuada. O contexto no qual estamos inseridos requer ou exige cada vez mais novas habilidades. Aprender um novo idioma representa abrir novas janelas para o mundo, novas oportunidades profissionais e novas possibilidades de experiências pessoais”, contou.

A diretora Maria Joana Soares Pimentel, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Cacilda Pinto de Lima, bairro Jorge Teixeira, zona Leste, após uma viagem a Santo Domingo e República Dominicana, viu a necessidade de aprender outro idioma. Para a educadora, ter conhecimento sobre espanhol é algo que vai somar muito na sua vida.

“Falar uma outra língua é de um valor imensurável, principalmente porque vivemos em uma sociedade globalizada, em que nos relacionamentos com pessoas, com informações e culturas para além das demarcações geográficas. O PAH é um mundo de oportunidades que a Semed oferece a seus servidores e familiares. É um programa incrível, com professores capacitados, com uma coordenação dinâmica e humanizada”, finalizou.

Fotos - Thaís Araújo / Semed

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem