Prefeitura e Unicef organizam comitê gestor para planejar ações de proteção a crianças e adolescentes

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizaram, nesta quinta-feira, 14/7, a primeira reunião de alinhamento para o lançamento da iniciativa "#AgendaCidadeUnicef - Manaus para cada criança e adolescente".


Realizado no Mercure Manaus Hotel, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, o encontro buscou analisar os indicadores sociais de diferentes regiões da cidade a fim de delimitar o local para a realização da programação da agenda, cujo maior objetivo é promover os direitos de crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social por meio de políticas integradas nas áreas da educação, saúde, proteção e inclusão socioprodutiva.

"O público de crianças e adolescentes vulneráveis em Manaus passa por diversas questões extremamente prejudiciais a um desenvolvimento integral, como o trabalho infantil e a exploração sexual, por exemplo. O que estamos fazendo neste primeiro momento é o início de um trabalho com o Unicef em que ficamos incumbidos de desenvolver essas novas ações de enfrentamento e proteção dessas crianças", destacou a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.

Além de Manaus, o projeto acontece também em Belém (PA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP), em bairros selecionados como território prioritário para a parceria a partir da análise dos indicadores de cada região, buscando estabelecer um Plano de Ação em conjunto com o Poder Público para o período entre 2022 e 2024 que promova e amplie políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes nas oito capitais escolhidas.

"A agenda é uma estratégia para que o Unicef possa apoiar algumas capitais onde temos escritório e que precisam de uma integração maior dentro de diversas áreas, como a geração de oportunidades de emprego a esses jovens. É uma oportunidade para trabalhar de maneira muito mais próxima das prefeituras dessas oito capitais e desenvolver essas políticas de integração nas regiões mais carentes dessas cidades", explicou a chefe de escritório do Unicef em Manaus, Débora Nandja.

Além da Semasc, participaram da reunião ainda as secretarias municipais de Educação (Semed), de Saúde (Semsa) e secretarias estaduais.

Fotos - João Viana / Semcom

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem