Referência em formação em Medicina, Grupo Afya chega ao Amazonas

O Grupo Afya, referência em formação em Medicina chegou ao Amazonas.


No início do mês de agosto, a instituição vai inaugurar duas faculdades para formação de médicos no estado: uma em Itacoatiara e outra em Manacapuru.

A chegada das faculdades ao Amazonas ocorre após a Afya concorrer e vencer dois editais do Mais Médicos, programa do governo federal. As obras das unidades começaram em 2018 e foram concluídas em 2020. No ano seguinte, com as estruturas já instaladas, as faculdades receberam a visita do Ministério da Educação (MEC), que aprovou os cursos de Medicina no início de 2022.

Agora, as duas faculdades - que fazem parte do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac), um dos braços da Afya - estão prontas para dar início às primeiras turmas.

O vice-presidente de Operações da Afya, Flavio Carvalho, destaca os investimentos feitos no Amazonas. "Itacoatiara e Manacapuru vão receber sua primeira faculdade de Medicina. Isso é histórico e transformador. Levaremos para estas cidades um modelo de ensino de vanguarda, com currículo nacional integrado, metodologias ativas, além de laboratórios de última geração. Estaremos sempre muito próximos da comunidade, seja realizando investimentos na rede de saúde e implantação de programas de residência médica, seja movimentando, significativamente, a economia local, gerando emprego e renda", ressalta.

A inauguração do Itpac Itacoatiara ocorrerá no dia 1º de agosto de 2022. A diretora da instituição, Helen Oliveira, comemora a chegada da primeira faculdade de medicina do município. "A Afya, por meio do Itpac Itacoatiara, fará uma verdadeira transformação na cidade de Itacoatiara, aliás, já está fazendo. O programa Mais Médicos nos possibilitará contribuir de maneira significativa com a economia e com melhoria dos serviços de saúde da região a partir da implementação de nossos planos - que são o Plano de Contrapartida, Plano de Residência, Plano de Bolsas, dentre outros - a exemplo do que acontece em outros municípios onde nossas unidades do Mais Médicos já estão operando há mais tempo", afirma.

Já o Itpac Manacapuru será inaugurado no dia 3 de agosto de 2022. Para o diretor da unidade, Lessio Kyldare, a primeira faculdade de medicina do município deve revolucionar o ensino e o atendimento em saúde na região. "Praticamente muda tudo. A população terá acesso a uma saúde de maior qualidade, pois estamos trazendo profissionais técnicos para desenvolver a cidade. A faculdade investe na infraestrutura de saúde, e a presença de outras pessoas na cidade fomenta comércio, fomenta infraestrutura, exige cada vez mais da operação da cidade um nível de qualidade, prestação de serviço e circulação de renda. Acredito que, nos seis anos da primeira turma, a cidade será outra, tanto em número de habitantes quanto em qualidade de vida e em circulação de renda", prospecta.

Vestibular

As duas faculdades já fecharam as primeiras turmas. Em agosto, nas solenidades de inauguração, os calouros vão receber os respectivos jalecos, ato que marca o início da jornada em Medicina.

Quem quiser garantir vaga para a próxima turma deve ficar atento às inscrições para o próximo vestibular, que iniciarão em agosto. As provas serão aplicadas dia 22 de outubro para a unidade de Manacapuru e no dia 29 de outubro para a unidade de Itacoatiara.

Os interessados em obter mais informações sobre os cursos podem entrar em contato pelos números (92) 3199-9193 (Itacoatiara) e (92) 3199-9189 (Manacapuru).

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem