Ricardo Nicolau defende ampliação de escolas de tempo integral e propõe mais tecnologia em sala de aula

O deputado estadual e pré-candidato ao governo do Amazonas, Ricardo Nicolau (Solidariedade), defendeu o uso de novas ferramentas tecnológicas e a ampliação da rede de escolas em tempo integral para diminuir os prejuízos pedagógicos causados pela pandemia da Covid-19.


O parlamentar disse, também, que é preciso levar mais tecnologias para a sala de aula.

“A maioria das escolas estaduais está no século passado. O Estado precisa investir em tecnologia para levar internet ao interior. Há exemplos de colégios públicos que possuem um cronograma pedagógico definido e que resulta em mais aprovação nos vestibulares. É preciso levar essa experiência para toda a rede de ensino. O modelo da escola de tempo integral precisa ser ampliado”, ressaltou.

O pré-candidato defendeu, ainda, o uso das quadras das escolas, por exemplo, para atividades sociais e esportivas nas comunidades durante o fim de semana como forma de aproveitar o espaço público e dar uma ocupação aos jovens.

Contrato milionário

O pré-candidato ao governo do Amazonas criticou uma licitação do Estado no valor de R$ 100 milhões em livros digitais para escolas que não têm computador. “Eu vi uma licitação para compra de livros digitais, mas nas escolas não há tablets e nem computadores. Isso é a prova que não há o mínimo de planejamento no atual governo”, declarou Ricardo Nicolau.

No ranking nacional do ensino médio, em 2019, último dado divulgado, o Amazonas figura na 22ª posição. O índice considera a aprovação de alunos e desempenho nas provas de matemática e português. Em todo o País, o Ensino Médio não atinge nível esperado de qualidade desde 2013.

Para o parlamentar, a escola pública precisa também de mudança de metodologias. “É na escola que as crianças e jovens começam a caminhar rumo ao futuro. E para preparar essa estrada é preciso investir na educação e em projetos para transformar a escola tradicional em um lugar onde a liberdade, o respeito e a diversidade andem lado a lado”, ressaltou.

Foto: Marcelo Cadilhe

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem