Com cidade 100% iluminada, famílias voltam a frequentar praças e parques públicos em Autazes

A iluminação pública do município de Autazes (a 107 quilômetros de Manaus) foi completamente modernizada e a cidade conta agora com 100% das luminárias com a tecnologia em LED.


Por meio do programa Ilumina+ Amazonas, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Estado, foram substituídos 2,4 mil pontos de luz com luminárias a vapor de mercúrio, vapor metálico e vapor de sódio, por luminárias modernas de LED, que são mais claras, mais econômicas e mais sustentáveis.

A nova iluminação mudou o hábito noturno dos moradores. Famílias inteiras passaram a aproveitar praças e parques públicos à noite. É o caso do militar Thiago Mendonça, de 23 anos, que passou a frequentar a praça principal da cidade durante a noite junto com a esposa Laura Regina e o filho Henry César, de cinco anos.

"Hoje, a gente pode ver as crianças brincando aqui nessa praça, a gente pode ver as pessoas caminhando. Antigamente, esse horário já estava tudo escuro, não tinha muita opção pra fazer, não tinha algo pra dar uma volta. Hoje a gente tem uma opção de sair", relata Tiago.

Com a presença das crianças, o cenário dos parques ao ar livre se transformou. Segundo Alzamor Meireles (profissão?), de 39 anos, é como se a cidade tivesse ganhado vida. Após anos sem levar a filha ao parque no período noturno, os passeios viraram rotina após a chegada do Ilumina+ Amazonas.

"Todo dia estou trazendo ela, que me chama: 'pai, bora pra praça, tá tão legal, tá tão bonito'. Então, é só sucesso. Parabéns ao Governo do Estado do Amazonas, parabéns à Prefeitura de Autazes, parabéns a toda equipe de iluminação pública que veio com amor, com carinho", diz Alzamor.

A circulação de pessoas nas ruas, antes pouco frequentadas, impressionou até quem vive em Autazes desde que nasceu, como o Alan Kardec, de 40 anos. Ele aproveitou a noite de quarta-feira (03/08) para passear com o seu cachorro em bairros que ainda não conhecia e ficou impressionado com a claridade e com a movimentação.

"É a oitava maravilha do mundo, tudo claro. A gente passa agora e está tudo bonito, as crianças brincando fora de hora. Cidade Nova, Mutirão, São José, mudou muita coisa, tá muito bonita a cidade, gostei demais. E olha que moro aqui há 40 anos e nunca tinha visto uma parada dessa", relatou o morador.

O programa de modernização da iluminação pública no interior do Amazonas avança com rapidez e já alcançou 12 municípios, beneficiando mais de 480 mil pessoas. A meta do Governo do Amazonas é alcançar 27 municípios até o fim deste ano com 59,5 mil pontos de iluminação substituídos por LED.

Municípios – O Programa Ilumina+ Amazonas já abrange toda a área urbana das cidades de Tefé, Nhamundá, Parintins, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Autazes, Urucurituba e Itacoatiara, além de quatro comunidades de São Sebastião do Uatumã (Sant’Ana, Santa Etelvina, Santa Helena e Igarapé-Açu) e a Vila Amazonia, em Parintins. Em Rio Preto da Eva e Humaitá, os trabalhos estão avançados.

FOTO: Caio de Biasi

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem