Prefeitura de Manaus participa de evento que estimula a amamentação

A Prefeitura de Manaus marcou presença no “Mamaço”, na tarde desta quinta-feira, 4/8, no largo São Sebastião, no Centro, zona Sul.


O evento tem o objetivo de mostrar a importância da amamentação, inclusive em locais públicos, promovendo a saúde e fortalecendo o vínculo entre mães e filhos.

As 20 usuárias que participam dos projetos “Ser Mãe” e “Crescer”, realizados pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Leonor de Freitas, localizada no bairro Compensa, zona Oeste, compareceram ao evento, que é organizado por instituições ligadas à saúde da mulher e da criança, para reforçar a importância da amamentação. O “Mamaço” integra a programação do Agosto Dourado, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciada na segunda-feira, dia 1º, que tem como base o incentivo ao aleitamento materno para o pleno desenvolvimento das crianças.

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, salientou que a amamentação é fundamental para reduzir a mortalidade infantil e que precisa do envolvimento de toda a sociedade. “É importante que todos se engajem para incentivar a amamentação, que além de reforçar a ligação entre mãe e filho, gerando confiança e segurança, protege a criança de uma série de doenças que podem comprometer seriamente o seu desenvolvimento”, assegurou.

A diretora da UBS Leonor de Freitas, Fabiana Encarnação, destacou que a participação da sua unidade tem o objetivo de fortalecer o movimento mundial pela amamentação.

“Nossa unidade vem desenvolvendo o projeto “Ser Mãe”, voltado às gestantes, e o projeto “Crescer”, que acompanha o bebê até os dois anos, que são importantes formas de apoio à amamentação. Estamos felizes de poder participar desse evento”, destacou a diretora.

Segundo a assistente social Elizabeth Modernel, que coordena os projetos, as iniciativas são importantes fontes de apoio para sensibilizar a sociedade. “Quando a gente fala de um tema como este, a gente gera uma rede de calor, no sentido de estimular as pessoas a apoiarem essa missão e garantir saúde para as crianças”, enfatiza.

A dona de casa Andreane da Silva Teixeira, grávida de sete meses, que participou do evento acompanhada da filha de quatro anos, reforçou que o aleitamento materno é uma importante forma de demonstração de amor. “Amamentei minha filha até os três anos e seis meses de idade e garanto que vale a pena. É muito difícil minha filha adoecer. Eu sou muito grata a todos que me apoiaram e que me apoiam”, assinalou.

Ao longo deste mês, a Semsa realiza uma ampla programação nas unidades de saúde, comunidades e de forma virtual, para enfatizar a mensagem da importância da amamentação para a garantia da vida.

Mamaço

O “Mamaço” é um movimento mundial, que surgiu primeiramente na França em 2006, quando um grupo de mães se reuniu para amamentar simultaneamente os seus bebês. O resultado superou as expectativas e foi o passo inicial para que o movimento ganhasse repercussão mundial.

Fotos - Henrique Souza / Semsa

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem