Prefeitura de Manaus realiza a terceira etapa da Formação em Gestão Educacional

Com o tema “Educação integral em movimento: experienciando práticas corporais para o desenvolvimento motor e psicossocial do sujeito aprendente”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu continuidade, nesta terça-feira, 2/8, à Formação em Gestão Educacional (FGE) com os educadores de 76 unidades de ensino da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste.


A chamada terceira etapa foi realizada no auditório da escola municipal Cândido Honório, bairro Alvorada. A programação envolveu gestores, assessores pedagógicos e pedagogos das unidades de ensino da divisão distrital.

No primeiro semestre, os encontros aconteceram em formato remoto, trabalhando os territórios de aprendizagem do Acolher e Letramento. No segundo semestre, nos meses de julho e agosto, o território a ser trabalhado será o Movimentar, de forma presencial, em parceria com a Coordenadoria de Esportes da Semed.

A articuladora Idelice Freitas, da FGE, explicou sobre a importância do encontro com os educadores da divisão, com relação à preocupação da saúde física, que também faz parte do contexto escolar.

“Vem trazer como importância a atividade física, que é algo muito incentivado pela nossa secretária da Semed, Dulce Almeida, e pela secretaria como um todo. Nós estamos mostrando aos educadores o quanto o movimento e a atividade física são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem cognitiva e psicossocial. A coordenadoria de esportes vem como uma parceria muito importante nesse processo”, comentou.

De acordo com o responsável pela Coordenadoria de Esportes da Semed, Ronaldo Barreto, a parceria é muito válida dentro da temática, pois os educadores precisam ter um cuidado especial com a saúde, além do trabalho pedagógico.

“A gente observa o aprimoramento das atividades físicas e dos exercícios físicos como fator de contribuição na melhoria da técnica, onde a gente insere as modalidades esportivas, tanto paras os estudantes quanto para os profissionais da educação, mas, principalmente, a manutenção do corpo para os educadores, que sofrem uma sobrecarga de trabalho exaustiva. Nós estamos participando em todos os distritos da Semed, onde a ideia é fazer com que eles venham despertar sobre as atividades físicas”, disse.

Para a diretora Nadir Socorro Rodrigues, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Elza Damasceno, bairro Santo Antônio, a temática só vem somar no seu trabalho na escola com as 207 crianças do 1º e 2º períodos.

“O movimentar é de suma importância para nossas crianças, uma vez que estamos vivendo no mundo totalmente sedentário, em que esse tema é essencial para uma vida saudável. Nós poderemos motivar nossos alunos e até os nossos professores à prática da educação física. Por exemplo, para mim, é uma motivação pessoal, porque muitas vezes só me dedico ao trabalho. Além disso, as crianças não têm espaço em casa e no seu bairro, mas encontram na escola a oportunidade para ter uma vida saudável”, completou.

A terceira etapa da Formação em Gestão Educacional iniciou no dia 26 de julho nas DDZs Norte e Centro-Sul. Na programação, a formação será realizada em 9 de agosto com os gestores, assessores pedagógicos e pedagogos da DDZ Sul. Já os educadores das DDZs Leste 1 e 2, participam no dia 16 de agosto. O encerramento acontecerá na DDZ Rural, em 23 de agosto.

Fotos - Cleomir Santos/ Semed

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem